Conteúdo do Blog

Sistema de Monitoramento – O que é necessário para montar um ?

Hoje em dia o sistema de monitoramento mais utilizado em todo o mundo é com o gravador dvr stand alone. Vamos ver aqui o que é necessário para montar um sistema completo.

1) Dvr stand alone: Este é responsável por receber os cabos das câmeras e fazer todo o gerenciamento do sistema. Existe dvr para até 32 canais, esta quantidade de canais vai depender da quantidade de câmeras necessárias para o local a ser monitorado. Um item que deve ser levado em consideração é a resolução em que o dvr stand alone gera, sendo a resolução CIF considerada de baixa qualidade, D1 considerada uma boa resolução aceitando câmeras com tecnologia de até 960H e a resolução AHD para câmeras de alta definição com a resolução medida em megapixel.

Dependendo da aplicação do dvr stand alone também deve ser levado em consideração as conexões de saída como por exemplo HDMI que permite uma melhor transmissão com qualidade de imagem mais definida.  Também a questão de acesso remoto que gera muitas dúvidas entre os consumidores, estaremos tratando em outro tópico específico sobre este assunto, em um modo resumido o dvr precisa estar conectado na Internet e de outro local é possível acessar as imagens através de computadores, smartphones e tablet’s.

2) HD: O HD é responsável por arquivar as imagens gravadas, ele fica dentro do dvr. hoje em dia os tamanhos mais utilizados é de 500 gigas, 1 terabyte e 2 terabytes. O HD deve ser Sata 2 ou Sata 3 de 500 gigas até 3 terabytes e como regra de praticamente todos fabricantes não é recomendado HD da marca Samsung.

3) Câmeras de Monitoramento: A câmera de monitoramento ou câmera de segurança é responsável por fazer a captação das imagens, é junto com o dvr um dos itens mais importantes do sistema de monitoramento.

Hoje em dia os modelos mais utilizados são:

Câmera infravermelho: Esta câmera possui leds de infravermelho que ficam na frente possibilitando que filme mesmo em escuridão total, neste caso com imagens em preto e branco, durante o dia ela filma colorido normalmente.

Micro câmera: Este modelo é de tamanho menor, normalmente usada em locais internos ou em locais onde o sistema deve ficar de forma mais discreto possível.

Câmera profissional: São câmeras onde a qualidade de imagem deve ser a mais definida possível como por exemplo para identificação de cédulas, placas de carros, etc.

Obs. Iremos tratar em outro tópico sobre os modelos de câmeras.

4) Cabos: O cabo faz a transmissão das imagens das câmeras para o dvr stand alone, normalmente o modelo mais utilizado é o coaxial bipolar, ele permite levar imagem até o dvr e trazer energia da fonte para a câmera, isso em um único cabo.

5) Conectores: Os conectores são os terminais que são usados nas extremidades dos cabos para fazer a intermediação do cabo para a câmera, dvr, fonte, etc.

Em 90% das câmeras o conector de vídeo é o BNC, na câmera e dvr são BNC fêmea, sendo assim nas pontas dos cabos deve ser montado o BNC macho.

O conector de alimentação das câmeras é o P4, na câmera é o P4 fêmea, sendo assim na ponta do cabo deve ser montado o P4 macho.

6) Fontes de alimentação: Esta é responsável por alimentar as câmeras, como as câmeras precisam de 12V a fonte transforma 127V ou 220V em 12V. Tem como usar uma fonte para cada câmera ou uma fonte com amperagem maior que suporte alimentar todas as câmeras.

Obs. Estes são os principais itens para se montar um sistema de monitoramento completo, dependendo da necessidade pode ser necessário itens adicionais.

Matéria de: http://cftvblog.com.br/manual-do-cftv/sistema-de-monitoramento-o-que-e-necessario-para-montar-um

Gostou? Compartilhe

Veja Mais